Conheça o Museu Orgânico Antonio Rabelo em Quixeramobim
- saturno 360
- 3 de dez. de 2024
- 1 min de leitura
O Museu Oficina Antônio Rabelo, inaugurado pelo Sesc no Planalto Sabonete, em Quixeramobim, é o primeiro Museu Orgânico do Sertão Central. O espaço homenageia o artesão Antônio Rabelo, conhecido por transformar pedras e espinhos de cactos em joias, agregando valor cultural e econômico à região.

Antônio Rabelo, que fundou seu ateliê em 2002, consolidou sua carreira com exposições nacionais e internacionais, mas reconhece que Quixeramobim é sua base criativa e afetiva. Além de produzir joias únicas, o espaço serve como local de formação para novos artesãos.
“Transformar o que a natureza me oferece em joias é minha forma de agregar valor à região e sensibilizar para a preservação do sertão”, diz Rabelo. Para Alemberg Quindins, gerente de Cultura do Sesc Ceará, o título de Museu Orgânico ao ateliê reforça a valorização do território e o reconhecimento ao artista. “Estamos oficializando e potencializando o legado de Rabelo”
TOUR VIRTUAL DISPONIVEL
Os Museus Orgânicos transformam oficinas e casas de mestres da cultura em locais de memória e visitação. Esses espaços reúnem objetos pessoais, ferramentas de trabalho e elementos que preservam as tradições locais.
